INFORMATIVO | NINTENDO SWITCH ONLINE – Save Data Cloud Backup – Como Funciona?

O update 6.0.0 do Nintendo Switch finalmente colocou o Nintendo Switch Online no ar. E com ele vieram muitas dúvidas de funcionamento dos novos serviços, graças ao ‘jeitinho’ da Nintendo de explicar e explicar e explicar mais uma vez, e acabar conseguindo só deixar os usuários ainda mais confusos. Mas como já estamos utilizando estes serviços desde que entraram no ar, fomos aprendendo da melhor forma possível: na prática. Aperte os botões e veja como eles funcionam, é uma filosofia que funciona muito bem quando você não conhece algo e precisa explorar para poder conhecer.

Iremos manter essa postagem atualizada e postar updates sempre que uma novidade aparecer, então fiquem atentos.

SAVE DATA CLOUD BACKUP – COMO FUNCIONA?

Um dos principais recursos é o sistema de backup de saves na nuvem.

É uma pena que a Nintendo tenha decidido inserir esse serviço como parte do Nintendo Switch Online, pois deveria estar disponível para todos os usuários, de forma gratuita. Mas uma vez que foi feito dessa forma, a principal dúvida dos usuários é: se deixar de pagar perde o acesso ao backup? Partindo de um preceito totalmente lógico: SIM. Isso não é errado.

Como eu disse antes, errado é que o backup seja parte do serviço pago, mas uma vez que a Nintendo decidiu que ele não é, é apenas natural que, ao deixar de pagar, você não tenha mais acesso.

Além disso, vale lembrar que o que está na nuvem é apenas um backup, seus saves continuam no console e a Nintendo não vai até o seu console apagar o que está lá quando sua assinatura acabar. É uma segurança extra para quem tem muitas horas de gameplay e não quer perder o progresso de um jogo.

Resumindo:

Assinatura ativa = Save Data Cloud Backup

Sem assinatura / assinatura expirada = sem acesso ao Save Data Cloud Backup

COMO REALIZAR UM BACKUP

Os backups devem ser criados para cada jogo, individualmente, e durante o procedimento você pode escolher o modo automático. Desta forma, sempre que seu save for atualizado enquanto você joga, o backup também será.

Aperte o + sobre o ícone do jogo e vá em SAVE DATA CLOUD BACKUP. Escolha o usuário para realizar o backup, caso você tenha mais de um.
Deixe o backup automático ligado caso queira que ele seja atualizado sempre que você jogar.
Escolha BACK UP SAVE DATA para começar o processo.
Espere o procedimento terminar e pode voltar para a home.

Repita o procedimento para cada jogo que você queira fazer backup na nuvem.

Os saves que estão na nuvem ficam vinculados à Nintendo Account escolhida para realizar o backup, e podem ser baixadam em outro console caso você faça login desta mesma conta em outro Nintendo Switch. Assim se você trocar de aparelho basta acessar seu backup e continuar os jogos exatamente de onde parou.

Infelizmente alguns jogos não são compatíveis com o recurso, como Splatoon 2 e Pokémon Let’s Go! A Nintendo afirma que é uma medida de segurança, uma vez que são jogos de acúmulo e coleção de itens e isso facilitaria a clonagem de informações para levar vantagem. Então é muito provável que Animal Crossing faça parte do mesmo grupo, dos jogos que não permitirão backup de saves na nuvem.

NÃO PERCA SUAS INFORMAÇÕES

E mesmo sendo apenas um backup, o que você subiu para a nuvem não desaparece automaticamente quando sua assinatura expira. Em uma declaração cedida à IGN, a Nintendo disse que o backup é mantido por até 06 meses quando seu plano termina. Você não terá acesso aos backups, mas se voltar a assinar dentro de um período de 180 dias, tudo estará lá quando renovar. Caso você perca o backup por demorar mais de 06 meses para renovar, é só realizar o backup novamente de cada jogo quando estiver com o Nintendo Switch Online ativo novamente. Todo esse sistema de salvamento na nuvem é apenas segurança e nossa opinião sincera é que deveria ser gratuito para todos os donos de Nintendo Switch. Mas como não é, vamos tentar fazer o máximo desse serviço enquanto ele vai criando forma.

Comentários: