DESTINO | GARREG MACH e os relacionamentos em Fire Emblem: Three Houses

Atenção: o texto a seguir pode conter spoilers sobre elementos de gameplay presentes em Fire Emblem: Three Houses.

O recém-lançado Fire Emblem: Three Houses está sendo meu primeiro contato com a série da Intelligent Systems e um passo importante em minha jornada dentro dos RPGs táticos. Por eu ainda estar me acostumando com a quantidade de elementos e sistemas nas batalhas por fases, decidi conversar com uma amiga sobre o quão interessante ele está sendo para mim enquanto parte desse estilo de jogo tão nichado na cena atual de videogames. Em resposta, ela disse:

“Fire Emblem não é uma série de RPGs táticos. Fire Emblem é uma série sobre relacionamentos.”

Eu sorri e retruquei algo sobre os títulos mais recentes de Persona, o popular spin-off escolar da excêntrica franquia de JRPGs Shin Megami Tensei. Afinal, encontrar o equilíbrio entre exploração de dungeons e atividades sociais têm sido algo recorrente há pouco mais de dez anos em Persona. Interações narrativas que impactam diretamente nas habilidades e competências de combate, porém, já são parte da série Fire Emblem desde a era do Super Famicom.

Resultado de imagem para byleth fire emblem three houses
Não há opções de customização para a aparência física ou vestimentas, mas certamente você evidenciará mudanças durante seu progresso na trama.

Em Fire Emblem: Three Houses interpretamos o papel de Byleth, que pode ser tanto homem quanto mulher e ter um nome de sua escolha. Após defender três nobres jovens durante um conflito com ladrões, o protagonista e seu pai, Jeralt, são convocados a um mosteiro — onde também funciona uma instituição de ensino. Reunindo tarefas, xavecos, treinamentos, intrigas, amizades e conspirações em um só lugar, Garreg Mach é tanto palco de interações sociais quanto um potencial campo de batalha entre reinos quando necessário.

Situado em uma região privilegiada do território de Fódlan, o mosteiro de Garreg Mach se encontra no centro de uma região montanhosa e é também o centro das atenções e interesses dos povos que habitam seu entorno. Enquanto instituição, esse local abriga duas facetas importantes — que podem se tornar ainda mais contrastantes dependendo da rota escolhida: a Igreja (Church of Seiros) e a Academia (Officers Academy).

Resultado de imagem para reinos de fodlan
Reino ao norte, império ao sul, aliança ao leste: esse é o continente de Fódlan.

Apesar do corpo docente estar diretamente ligado aos líderes religiosos, a Academia é formada em sua maioria por alunos nascidos e criados no Reino Sagrado de Faerghus, no Império de Adrestian ou na Aliança de Leicester — bem como em regiões adjacentes ao território de Fódlan. Em resposta aos três poderes políticos citados, o alto clero, comandado pela arcebispa Rhea, usa a religião para doutrinar alunos, professores e povos subjugados e equivale ao quarto poder político em Fódlan.

O tempo de jogo gasto em Garreg Mach é dividido entre interações sociais e batalhas, atividades estas que devem ser gerenciadas dentro das limitações do calendário escolar. Qualquer que seja sua preferência quando comparamos esses dois tipos de gameplay, tenha em mente que progredir em Fire Emblem: Three Houses vai exigir de você dedicação e atenção em ambas as partes — especialmente se sua jornada estiver configurada para uma dificuldade de jogo mais acentuada.

Antes de se perder pelos corredores, jardins e salões espalhados pelas dependências de Garreg Mach, é preciso escolher qual será o rumo de sua jornada. Cada uma das três casas — Black Eagles, Blue Lions e Golden Deer — representa não somente um conjunto específico de alunos a serem tutorados, mas uma rota com motivações e consequências distintas na segunda metade do jogo. A parte mais difícil é prever qual será a mais adequada para seu gosto, já que todas têm suas qualidades e deméritos, vantagens e desvantagens, alegria e tristezas. Vale lembrar que o Divine Pulse, recurso que permite refazer suas ações durante o combate tático, não pode ser usada nas interações sociais.

O mosteiro oferece uma quantidade considerável de tarefas opcionais nas quais podemos gastar pontos de exploração e que promovem tanto micronarrativas para desenvolver personagens quanto oportunidades para adquirir melhores habilidades durante as batalhas. Nos Training Grounds, por exemplo, o jogo toma uma forma mais simples de jogo de turno tradicional com torneios temáticos para cada tipo de arma, recompensando o jogador com ouro, itens e experiência de professor.

Resultado de imagem para fire emblem three houses calendar
Respeitar as responsabilidades dos estudantes é necessário: estudar nos dias úteis, divertir-se nos fins de semana.

As principais atividades focadas em estreitar laços entre membros da nossa casa são o coral, as refeições em trio, a culinária, as sessões de chá e os suportes. As duas primeiras são sempre muito breves, acontecendo sempre na presença de Byleth e duas companhias de sua escolha e aproximando o grau de afinidade entre essas três pessoas. A culinária e as sessões de chá, por sua vez, trazem diálogos um pouco mais longos (mesmo que muitos deles sejam totalmente dispensáveis) entre Byleth e outro membro de sua casa.

Com exceção dos eventos da trama principal e dos paralogues, os suportes compõem a maneira mais interessante e relevante de se aprofundar na personalidade de cada personagem. Ao longo do progresso na trama principal, o jogo possibilita que dois personagens pertencentes a nossa party interajam e construam um relacionamento bem mais expositivo e pessoal, trazendo suas motivações, inseguranças, alegrias, desejos e falhas à tona a cada novo nível de aproximação. As conclusões de cada relacionamento desenvolvido vão desde amizades de contato esporádico a eternos matrimônios.

Há algumas atividades que não consomem pontos de exploração, como pescaria, jardinagem, confissão e entrega de itens perdidos/presentes. Os dois primeiros evoluem seu nível de professor, garantindo ainda mais pontos para serem gastos em atividades na próxima sessão de exploração — além de garantirem itens que podem ser vendidos ou oferecidos como presente a outros personagens. A confissão, por outro lado, desafia seu conhecimento sobre aparência e comportamento dos estudantes e funcionários de Garreg Mach.

No que diz respeito às aulas, podemos frequentar palestras ministradas por alunos ou professores especialistas em determinados assuntos, evoluindo rapidamente os níveis das habilidades em questão. Ao final de cada semana letiva, uma atividade em grupo (cavalaria, montaria aérea ou armadura pesada) pode ser designada a cada par de alunos. Associado à progressão na trama principal estão também as Certificações, um recurso que permite drásticas mudanças no comportamento e nas habilidades (ativas e passivas) durante as batalhas.

Resultado de imagem para certifications fire emblem three houses
As certificações dependem da sua aptidão e afinidade com habilidades requeridas e também podem modificar a estética dos personagens.

Por fim, vale lembrar que também se desenrolam disputas em forma de gameplay tático em Garreg Mach. O extenso território de Fódlan reúne diferentes tipos de biomas e circunstâncias para as batalhas do arco narrativo central, mas nem todas as épicas, emocionantes e desafiadoras missões são ambientadas dentro da planta do mosteiro. Batalhas de treinamento opcionais, bem como side quests de eliminação e defesa de território, estão entre os tipos de eventos que ocorrem na sede da Igreja de Seiros.

Garreg Mach, em poucas palavras, é a sede de uma instituição religiosa que se encontra no ponto pacífico entre diferentes povos, mas que tem autonomamente muita sede de poder.

Comentários: